Segundo a Federação Internacional de Aromaterapistas, aromaterapia é “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”.
Tudo começou com o francês René-Maurice Gattefosé. Filho de perfumista, desde criança, adorava o mundo dos aromas. Formou-se em Engenharia Química na Universidade de Lyon, na França e assumiu a função de responsável técnico na empresa da família.
Pesquisador da área, publicou seu primeiro manuscrito em 1906, chamado Guia Prático e Formulário da Perfumaria Moderna. Mais tarde, convencido das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, transformou seu Guia Prático na revista europeia Perfumaria Moderna, que passou a ser referência na França.
Com o decorrer do tempo e a continuidade de pesquisas, chegou-se a comprovação científica dos benefícios dos óleos essenciais. Outros médicos e pesquisadores juntaram-se a Gattefosé.
Em 1937, ele publica sua grande obra prima Aromathérapie (Aromaterapia) e consagra o nome desse conhecimento tão profundo e verdadeiro. O primeiro óleo essencial a ser reconhecido cientificamente foi o de lavanda.
Com sua capacidade de cura e regeneração da pele comprovada, foi amplamente usado como tratamento em ferimentos de guerra. Após esse, muitos outros elementos foram estudados, até chegarmos a gama de óleos atuais.
Os óleos essenciais são coadjuvantes nos tratamentos médicos protocolares, mas em muitos casos, se mostram suficientes para tratar problemas como insônia, ansiedade, alergias, dor de cabeça, problemas de pele…
Assim como as vitaminas, cada óleo possui uma característica e capacidade de cura diferente. O óleo extraído da natureza pode atuar de forma isolada, ou em conjunto com outros óleos. Seu grande diferencial é ser um produto totalmente natural e quando usado de forma correta, não apresenta efeitos colaterais significativos.
Como o próprio nome já diz, aromaterapia está relacionado ao aroma. Seu uso se dá pela inalação, por meio de vapor ou de banhos, também pode ser usado na pele, por meio de massagens.
Cada óleo estimula o cérebro de uma forma diferente e produz reações emocionais e fisiológicas próprias. Por isso seu uso correto depende do conhecimento prévio de cada óleo, sua composição, suas propriedades e modo de usar.
Existem ótimos manuais e guias práticos disponíveis no mercado. Outra possibilidade é fazer um curso online no conforto da sua casa. Para você se sentir mais seguro com o uso, é indicado consultar um terapeuta com formação nessa área.
Muitas empresas e laboratórios, para facilitar aos consumidores, já possuem óleos essenciais ou composições com a indicação/prescrição.
A aromaterapia, por ter conquistado a comprovação científica de que funciona, já é largamente utilizada nos pets. A cada dia, mais e mais pessoas, têm buscado por óleos essenciais para tratar seus animaizinhos de forma fácil, simples e gastando menos.
Se você quiser saber mais detalhes sobre o uso nos gatos, esse artigo pode esclarecer suas dúvidas: Como acalmar seu gato através da aromaterapia. Agora, se você quiser aprender mais sobre aromaterapia para animais, segue a nossa dica:
CURSO AROMA BLEND
Aprenda como fazer diluições e sinergias especiais para uso em cães e gatos.
Se você quiser descobrir o mundo maravilhoso das plantas e óleos essenciais, então conheça o curso completo do Botânico e pesquisador Mauro Andrade.
CURSO EAD DE PLANTAS MEDICINAIS
Cosmética e Fitoterápicos
Veja agora a lista dos óleos essenciais mais conhecidos e como podem ser usados:
LAVANDA
Promove o relaxamento e a calma. Ótimo para regular sono da crianças, cuidar das assaduras e de reações a picadas de insetos. Alguns dos principais benefícios do óleo essencial de lavanda:
- Sedativo, relaxante;
- Analgésico;
- Antiespasmódico, relaxante muscular;
- Cuidados da pele em geral;
- Antisséptico;
- Antipruriginoso;
- Anti-hipertensivo
LIMÃO
Além do seu delicioso aroma, ajuda a manter o foco e a concentração. Também auxilia como:
- Desintoxicante do fígado;
- Diurético;
- Antisséptico;
- Anti-inflamatório;
- Antioxidante;
- Regulador de humor;
- Combate enjoos
ALECRIM:
Potente energizante natural. Equilibra o humor, sendo muito benéfico na TPM e menopausa. Auxilia também no crescimento capilar se aplicado no shampoo. Alguns dos principais benefícios do óleo essencial de Alecrim:
- Estimula o raciocínio;
- Melhora o ânimo;
- Estimulante da circulação;
- Relaxante muscular;
- Analgésico tópico;
- Expectorante e mucolítico;
- Lipolítico;
- Adstringente cutâneo
EUCALIPTO:
Com o aroma refrescante do eucalipto auxilia na respiração. O eucalipto age como expectorante e ajuda a limpar o corpo de toxinas, também é usado para reduzir dores articulares e musculares. Alguns dos principais benefícios do óleo essencial de eucalipto:
- Antisséptico;
- Expectorante;
- Mucolítico;
- Antisséptico;
- Anti-infeccioso;
- Antitérmico;
- Analgésico;
- Reduz congestionamento nasal.
MELALEUCA:
O óleo essencial de Melaleuca vem sendo usado há muito tempo como uma alternativa natural para prevenir e tratar diversos problemas de pele. É muito benéfico como antifúngico, contra bactérias e vírus, como no tratamento e prevenção de infecção urinária e candidíase. Alguns dos principais benefícios do óleo essencial de melaleuca:
- Melhora gripes e resfriados;
- Auxilia em dores de garganta;
- Auxilia no tratamento de micoses de pele e unha;
- Auxilia no tratamento de candidíase;
- Auxilia no tratamento de gengivite e sangramentos na gengiva;
- Faz assepsia de cortes e ferimentos;
- Auxilia o tratamento de pele;
- Auxilia no tratamento de afecções do couro cabeludo
HORTELÃ PIMENTA:
O óleo essencial de hortelã-pimenta é estimulante, purificante e revigorante do corpo e da mente. Também é um potente bactericida. Alguns dos principais benefícios do óleo essencial de Hortelã Pimenta:
- Alívio de congestão nasal;
- Auxilia em dores de garganta;
- Alívio em dores musculares e articulares;
- Auxilia em dores de cabeça;
- Purifica o hálito;
- Auxilia no tratamento de queda capilar;
- Alivia enjoos e náuseas;
- Alivia a coceira causada por picadas de inseto;
- Auxilia no tratamento de manchas pigmentadas na pele, como Melasma
Por último, devemos ter cuidado e fazer a diferenciação entre ÓLEOS ESSENCIAIS, que são verdadeiros remédios naturais e os AROMAS NATURAIS, normalmente usados para perfumar ambientes. Podem ser utilizados com varetas, sachês e vaporizadores. Uma boa dica é sempre ler bem os rótulos e utilizar produtos com procedência e certificação.
Produtos mais comprados e que você vai gostar:
Deixe um comentário