A cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae, podemos dizer que ela é parente do gengibre. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, essa planta, muitas vezes, é confundida com a Crocus sativus, que é conhecida também como açafrão ou açafrão verdadeiro (o tempero mais caro do mundo).
A confusão pode acontecer porque a cúrcuma também é conhecida popularmente como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, açafrão, açafroa, mangarataia e gengibre-dourado.
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Quanto ao sabor, ambos se parecem, porém a cúrcuma é mais terrosa e o açafrão verdadeiro é mais delicado.
Conhecida no mercado internacional como turmeric, a cúrcuma, além de ser principalmente utilizada como especiaria e suplemento alimentar, é também utilizada em produtos de perfumaria e têxteis.
Qual é a dosagem diária de cúrcuma indicada?
Como tempero e alimento, a cúrcuma já é utilizada há quatro milênios por algumas culturas orientais. Na Índia, compõe o curry, um dos temperos típicos mais consumidos. Por esta razão, os indianos são os que mais consomem cúrcuma diariamente.
A cúrcuma é um produto que apresenta baixa toxicidade. Especialistas e estudiosos concordam que para colher todos os benefícios da especiaria, doses entre 2 g até 10 g/dia são suficientes. Isso equivale a uma colher de chá do pó ou de duas a quatro fatias da raiz por dia.
Inclusive, estudos demonstram que em quantidades muito altas, os efeitos positivos se invertem e a cúrcuma passaria a fazer mal (conforme estudos conduzidos na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto/USP-RP)
Cúrcuma + Pimenta
- Uso fácil
- Dose certa
- Muita saúde
Quais são as suas propriedades medicinais da cúrcuma?
Atualmente, sabe-se que a cúrcuma apresenta uma série de propriedades farmacológicas importantes. Entre elas, destacam-se as ações:
Antioxidante, antibacteriana, antidiarreica, antiescorbútica, anti-inflamatória, antiespasmódica, antifúngica, antiparasitária, antitumoral, antiviral, diurética, hepatoprotetora, neuroprotetora, redutora dos níveis de colesterol e sedativa.
Quais são os benefícios trazidos pela cúrcuma?
Alguns trabalhos sugerem que a cúrcuma apresenta efeitos neuroprotetora, atuando no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer.
Auxilia na erradicação de radicais livres, beneficiando a renovação celular e promovendo o aumento e a melhora do sistema imunológico.
Promove a desintoxicação do fígado, potencializando sua capacidade enzimática de limpar o organismo. No estômago, não atua somente de forma preventiva, mas também curativa, sendo aliada ao tratamento de gastrite e até mesmo de úlceras, através do estímulo da cicatrização e da produção da mucosa gástrica. Por falar em detox, aprenda essa receita super fácil com limão e tenha uma limpeza profunda do seu organismo.
Ajuda o processo digestivo, a saúde da flora intestinal e ajuda no emagrecimento saudável. Ainda pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e reduzir os efeitos da obesidade, segundo resultados de um estudo com ratos, realizado pela Columbia University Medical Center, nos Estados Unidos.
A especiaria também pode proteger o corpo de destruição tecidual e inflamação das articulações e promover o melhor funcionamento das células nervosas.
Por fim, estudos apontam que o uso constante da cúrcuma pode atuar na prevenção e melhora de diversos tipos de cânceres, como o de mama, o de próstata, útero, ovários e sistema digestivo.
Quais são os efeitos colaterais da cúrcuma?
Apesar de raros, algumas pessoas podem apresentar refluxo gastresofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.
Para quem é contraindicado o uso da cúrcuma?
O uso da cúrcuma não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças pois ela tem atividade abortiva.
Também é contraindicado para pessoas alérgicas ou com sensibilidade à curcumina ou algum dos componentes da planta.
Deve-se evitar o uso em pessoas com obstrução das vias biliares e histórico de formação de cálculo renal.
Além das contraindicações, é importante ficar atento à interações medicamentosas. Por apresentar atividade anticoagulante, o uso da cúrcuma juntamente com anticoagulantes, por exemplo, pode levar a hemorragias.
Além disso, apresenta interação com alguns anti-inflamatórios, imunossupressores e medicamentos, como irinotecán e cotrimoxazol.
Você sabia que nosso corpo precisa desintoxicar para funcionar melhor?
Conheça nosso programa de desintoxicação, muito mais que o corpo, cura a alma!
De que forma a cúrcuma pode ser utilizada?
A forma de uso recomendada vai depender de cada tratamento: decocção (fervura) do rizoma, infusão, tintura (tipo de preparação em que se utiliza álcool e uma determinada planta medicinal), pó micronizado, extrato seco, extrato padronizado e extrato fluido.
Para uso como condimento, a cúrcuma geralmente se apresenta em pó. Possui sabor levemente picante e combina muito bem com molhos, carne vermelha e branca, no arroz e em caldos. Também pode ser usada em pratos doces, como o Golden Milk (receita no final do artigo).
Como identificar se a cúrcuma é pura? Dica:
Basta adicionar uma colher de sopa de cúrcuma em 100ml de água e levar ao fogo. Se ela diluir totalmente, é verdadeira; se engrossar ou ficar grudando na colher, significa que pode ter sido adicionado amido ou outra substância.
Receita do “Golden Milk”:
O “leite dourado” é uma bebida tradicional da Ayurveda (terapia indiana milenar), que recebe esse nome por essa cor linda que tem, mas também pelos benefícios para a saúde que trás. É uma bebida de leite vegetal, quentinha, que combina muito com o inverno. Segue a receita para você testar!
Ingredientes:
200ml de leite de coco
1 pitada de gengibre ralado
1 pitada de açafrão ralado (cúrcuma)
1 pitada de pimenta do reino preta ou cayena
1 pitada de cravo em pó ou canela
É opcional adoçar com uma colher de mel
Modo de fazer:
Bater todos os ingredientes no mixer e colocar para aquecer. Não precisa ferver.
Bibliografia:
*QIN Sin et al. Efficacy and safety of turmeric and curcumin in lowering blood lipid levels in patients with cardiovascular risk factors: a meta-analysis of randomized controlled trials. Nutrition Journal. 16. 1-10, 2017
*SU-KYUNG Shin et al. Long-term Curcumin Administration Protects Against Atherosclerosis via Hepatic Regulation of Lipoprotein Cholesterol Metabolism. Molecular Nutrition & Food Research . 55. 12; 1820-1840, 2011
*SANTOS Jessica; STRAHLER Talia et al. Curcumin supplementation improves vascular endothelial function in healthy middle-aged and older adults by increasing nitric oxide bioavailability and reducing oxidative stress. AGING. 9. 1; 187-205, 2017
*ZHANG Dong-wei; DU Min et al. Curcumin and Diabetes: A Systematic Review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 1-12, 2013
*LYFE BOTANICALS. 10 Health Benefits and Uses for Turmeric Curcumin Supplements. Disponível em: <https://lyfebotanicals.com/health/turmeric-benefits/>. Acesso em 14 nov 2019
Artigos científicos
*MENDONÇA, L.M. et al. Evaluation of the cytotoxicity and genotoxicity of curcumin in PC12 cells. Mutation Research. v. 675, p. 29-34. 2009.
*LEITE, K.R.M. et al. Effects of curcumin in an orthotopic murine bladder tumor model. International Brazilian Journal of Urology. v. 35, p. 599-607. Set./Out. 2009.
Deixe um comentário